Friday, June 23, 2006

RIO – FORTALEZA – RIO
Esta História foi escrita e vivida por Paulo César da Rocha e Silva em Dezembro de 1998 e Janeiro de 99. A idéia inicial era pegar a BR 101 e subir curtindo e conhecendo alguns lugares do litoral. Teria a companhia de minha namorada na época e atual esposa, Ana Claudia, que ficou expert em olhar o mapa e as placas de sinalização, além de dirigir um pouco, tornando mais segura e menos monótona e cansativa a viagem. Saímos sábado de manhã, e pegamos a BR 101 no sentido Vitória. Fizemos um “xixi break” em Araruama, e em Macaé, e por volta das 16:00 hs, já estávamos conhecendo o Litoral do Espírito Santo, começamos por Iriri, com praias bem bonitas e fomos subindo a costa até chegarmos em Vila-Velha, e a noite chegamos em Vitória onde achamos uma pousadinha em frente a praia. Saímos cedo rumo as praias do litoral norte, depois voltamos para a BR 101, passando numa estrada com dezenas de Kms de uma floresta densa, com árvores gigantes dos dois lados, sistematicamente plantadas, era a Aracruz Celulose. Já na BR, resolvemos conhecer e dormir em Alcobaça, chegamos por volta das 18:00, ainda com sol e pouco movimento, estava passando na TV a decisão do campeonato brasileiro de futebol. Depois de perguntarmos por pousadas, resolvemos ficar em uma de frente pra praia e com piscina, quarto grande com TV, AR Cond. e Frigobar, que pertence a um carioca. A idéia era ficar só um dia, mas ficamos 5 dias e a diária saiu a 30 reais com café da manhã. Saímos dia 25 bem cedo, depois de termos comemorado o natal num quiosque na praia, comendo camarão e moqueca de peixe. Passamos em Prado, e fomos para Porto Seguro onde chegamos as 10 da manhã e saímos ás 15 hs, depois de muito passeio e várias fotos, é um lugar histórico e muito bonito, contando com uma ótima infra estrutura, inclusive aeroporto, mas queríamos chegar logo a Salvador e resolvemos voltar para a BR !01 e dirigimos até Ilhéus, onde achamos uma pousadinha de frente a praia e perto do centro, e ás 19 hs, já estávamos passeando e fomos depois tomar um sorvete no bar do “Nacib”. A cidade era sustentada pela maior produção de cacau no mundo, e com uma grande movimentação de barcos, irá figurar, na maior parte do século XX, entre as mais ricas do país. Esse cenário foi o pano de fundo para uma história de amor, entre uma mulata e um árabe, eram, Gabriela e Nacib, no romance Gabriela Cravo e Canela (1958), o livro mais popular e o mais lido do escritor Baiano, Jorge Amado. Bem cedo pegamos a estrada e no final da manhã já estávamos em Itaparica, onde pegamos a balsa para Salvador, encurtando o caminho em mais de 100 kms. Passeamos pelas praias e vimos vários hotéis e pousadas, escolhemos um hotel na praia vermelha, e fomos passear no farol e no pelourinho. No segundo dia, fomos a uma praia ao lado de Itapuã, e fiquei surfando a manhã toda, enquanto a Ana torrava sua pele na areia. A tarde fomos no mercado modelo, elevador Lacerda, igreja do bonfim, e vários outros lugares. Saímos cedo de Salvador em direção a Aracaju, fomos pela BA 233, e no começo da tarde já estávamos estalados em uma pousada da praia de Atalaia, fizemos um citi-tour pela cidade, e ainda pegamos uma praia no final da tarde, onde surfei umas marolinhas e depois comemos vários carangueijos no quiosque. Saímos cedo e fomos para Porto de Galinhas e depois chegamos em Recife ás 15 hs, onde achamos uma pousadinha na praia da Boa viagem, depois de uma desistência de última hora, nem acreditei! Pedimos uma pizza gigante, metade calabresa e metade frango com catupiri, e depois fomos para a praia ver os fogos. Pegamos uma praia cedo, e depois fomos conhecer Olinda, e alguns pontos turísticos de Recife. Saímos cedo, e pegamos estrada rumo a Paraíba, conhecemos o Cabo Branco, que fica na Ponta do Seixas, o ponto mais extremo do Brasil, a Leste, e mais perto da África, depois fomos para João Pessoa, onde ficamos num condomínio em Tambaú, onde alugavam apartamentos. Passeamos a tarde toda, e ainda pegamos uma praia no final de tarde, o mar estava sem ondas, e a maré já estava a poucos metros do calçadão, conseguindo atingi-lo a noite. Saímos ás 9 hs e fomos para Natal, conseguimos uma pousada na praia dos artistas, e só atravessei a rua para chegar na praia, eram 16 hs, e o mar estava com ondas de 1m, e 1,5m nas séries, que no começo estavam tubulares, e depois quando saí por volta das 19 hs, já estavam muito cheias. Fomos dar um passeio e acabamos encontrando com o Alexandre e o André e suas famílias num centro de Artesanato ao lado da nossa pousada, muita coincidência porque se tratava do meu gerente na época, com um outro gerente, e encontra-los tão distantes, foi incrível, iriam embora na manhã seguinte para a Paraíba. Acordei 5:30 hs e surfei até ás 8 hs, depois fomos para Genipabu conhecer suas praias e dunas, pegamos a balsa, e meia hora depois, já estava descendo as dunas com uma tábua alugada, por garotos que ficam no alto do morro, no começo da tarde conhecemos o forte dos reis magos e o restante da cidade. Acordamos cedo e pé na estrada, com destino a Fortaleza, dessa vez passamos nas áreas mais secas de todo o caminho. Cactos por todo o lado em centenas de Km, e um sol fortíssimo completavam a paisagem, chegamos a Fortaleza ás 14 hs, e conhecemos logo a praia do futuro, pegamos umas informações, e fomos conhecer a praia principal, Iracema, onde acabamos ficando numa pousada no canto direito de quem vê a praia. Fomos conhecer a ponte dos ingleses no canto esquerdo, uns 5 km de distancia da pousada, e fizemos um city-tour. A noite consegui no catálogo, o telefone de um amigo de infância, o Nilo, que é professor e estava de férias, morava perto da pousada e ficou de me encontrar na manhã seguinte. Como a Ana queria ficar descansando na praia ali em Iracema, percorri com ele e filmei vários lugares, indo até a praia do Cumbuco. Nos despedimos ás 13 hs e fiquei passeando com a Ana em vários lugares, e pensando que amanhã começaríamos a voltar. Saímos cedo, e na hora do almoço chegamos em Canoa Quebrada, um paraíso, ficamos em uma pousada em frente a praia até o dia seguinte, quando fomos para João Pessoa novamente, e conhecemos Cabedelo. Saímos cedo e chegamos no começo da noite em Barra de São Miguel, Alagoas. Dia seguinte de muita estrada, até chegarmos a Valença na Bahia, no começo da noite, é dali que se pega a barca para a ilha de Tinharé, onde fica a praia de Morro de São Paulo. Visitaríamos no dia seguinte, mais choveu muito, e resolvemos ir embora, chegando a tarde em Alcobaça e ficando na mesma pousada da ida. Dia seguinte seguimos até Cachoeiro do Itapemirim, onde ficamos num hotel na Av. Beira Rio. Ultimo dia, era sábado, e chegamos ao Rio no final da tarde. Fim de viagem, e a certeza de voltar um dia, apesar dos problemas sociais que são visíveis pelo caminho, onde milhares de pessoas passam o dia, esperando um agrado dos viajantes, por causa do descaso de nossos governantes.o de nossos governantes.