Friday, June 23, 2006

RIO - REGIÃO SUL E CENTRO OESTE
TOTAL DE VIAGEM -->MAIS DE 8 MIL KM's

Esta história foi escrita e vivida por Paulo.Cesar da Rocha e Silva. Em dezembro de 1999, a poucos dias do natal do século, a virada do milênio, eu e minha namorada Ana Claudia, atual esposa, estávamos de férias, e novamente resolvemos pegar a estrada. Dessa vez, o destino seria o Sul do Brasil, chegando até as Cataratas do Iguaçu. Saímos do Rio, peguei a Rio-Santos , a BR 101, um caminho que requer muita atenção por parte dos motoristas, por causa das distrações proporcionadas pelo excesso de visuais, a cada curva você tem uma paisagem diferente, acompanhada pelo mar azul-esverdeado do lado esquerdo. Chegamos a Caraguatatuba – SP, lá pelas 17 hs, ficamos em uma pousada na praia, tomamos um sol e passeamos. Saímos cedo, e poucas horas depois já estávamos em Cubatão, pegamos a BR 116, e descemos até Curitiba, chegando ás 16 hs.,onde conseguimos um Hotel no centro da cidade. Saímos pra dar uma volta, era a minha terceira vez por lá, e cabe um parabéns pra cidade que possui um plano urbanístico muito bom. Saímos cedo, conhecemos Joinvile, almoçamos em Blumenau, e conhecemos Pomerode que fica perto, fomos dormir em Brusque. Saímos ás 11 hs, e fomos para Florianópolis que estava a menos de 2 hs de distância. Ficamos numa pousada entre a Lagoa da Conceição, e a Praia da Joaquina, ficamos passeando a tarde toda pela ilha, e depois de pegarmos uma praia no dia seguinte, continuamos os passeios. No outro dia saímos cedo, e fomos para Laguna, depois, pegamos a balsa e alguns Kms de estrada de barro para chegar no farol de Santa Marta. Depois do almoço decidimos dormir em Garopaba, onde chegamos por volta das 17 hs, e ficamos numa pousada perto da praia da Ferrugem. Passeamos de manhã pelas praias, e estava com saudades da minha prancha, porque o mar tava muito bom na Silveira, mas, como estava com uma dor no joelho resolvi não levá-la. Ficamos o resto da tarde na praia da Ferrugem, e no dia seguinte voltamos pra BR 101, com destino a Torres, onde chegamos na hora do almoço e ficamos numa pousada perto da praia. Saímos cedo, e fomos em direção a serra gaúcha. Onde almoçamos num restaurante que serve espeto corrido perto de Gramado. Ficamos passeando pela cidade, e quando vimos estávamos entrando na casa do Papai Noel, com direito a um vídeo e um passeio numa propriedade muito bonita e ornamentada com enfeites natalinos. Ficamos num hotel na avenida principal em Canelas, que estava toda enfeitada. Partimos cedo, e no final de tarde estava hospedado no centro de Passo Fundo para passar o reveillon. Dali fomos para Cascavel, onde chegamos ás 19 hs.. Saímos cedo, e ás 10 hs já estávamos em Foz do Iguaçu, onde passeamos nas Cataratas e em Cidade Del Este. Saímos sábado de manhã em direção ao Rio de Janeiro, porque na segunda-feira a noite, era a formatura da Ana Claudia (Fisioterapia), na Faculdade. Dormimos em Irati, e chegamos a noite de domingo no Rio Na terça-feira resolvemos voltar pra estrada, e fomos em direção a Belo Horizonte, pegamos a serra até Petrópolis, e seguimos na BR 040 até chegarmos em BH, mas resolvemos seguir adiante e chegamos em Sete Lagoas ás 18 hs. Saímos ás 9 hs, continuando na BR 040, passamos pela represa de Três Marias e paramos em Paracatu no final da tarde para pernoitar. Saímos cedo, e chegamos em Brasília as 11 hs. Depois de conhecer os principais pontos, resolvemos ir embora, em direção a Goiânia, pernoitamos em Santo Antonio do Descoberto, e por volta das 10 hs. chegamos a capital do Estado de Goiás, onde eu já estive quando tinha 11 anos. Depois de um passeio pela cidade, e no Mutirama (um parque), resolvemos continuar a viagem, pegando a rodovia GO 070, onde conseguimos chegar em Barra do Garça, na fronteira com Mato Grosso ás 20 hs, com um pôr do sol nos brindando a chegada ao Estado de Mato Grosso. Acordamos cedo e fomos tomar a vacina anti-amarílica, já que haviam casos que estavam sendo noticiados, e várias cidades da região, estavam fazendo campanha para a vacinação.Chegamos a Cuiabá na hora do almoço, arrumamos um hotel perto do centro, e fomos conhecer o Parque Nacional da Chapada do Guimarães, que ficava a menos de uma hora dali, onde andamos bastante e conhecemos a cachoeira do véu da noiva. A noite demos um passeio pela cidade que estava muito bonita com as iluminações natalinas, e mais fresca, porque estava um calor insuportável durante o dia todo. Saímos cedo em direção a Campo Grande no Mato Grosso do Sul e chegamos as 15 hs. Depois de um citi-tour, decidimos ficar num hotel perto do centro. Saímos 2 dias depois em direção a Três Lagoas, onde tem a represa no rio Paraná, que é fronteira dos estados de MT e SP. Atravessamos de balsa o rio Tietê, em direção a Pereira Barreto. Dali pegamos várias estradas e cidades que apareciam a cada 20 Kms, até pararmos em Uberaba, onde conhecemos a casa de Chico Xavier. Dormimos em Pará de Minas, e saímos cedo em direção a Belo Horizonte, onde pegamos a BR 262 até Venda Nova do Imigrante, ali almoçamos e depois voltamos para a estrada, chegando no começo da noite em Macaé. Saímos um pouco tarde neste ultimo dia de viagem, e fomos bem devagar, chegando ao Rio no começo da noite, e curtindo muito os últimos momentos desta viagem incrível.