Friday, June 23, 2006

RIO – BELÉM - RIO
Esta história foi escrita e vivida por Paulo.Cesar da Rocha e Silva. Em dezembro de 2001, eu e Ana Claudia pegamos a estrada novamente, o destino era chegar em Belém do Pará, e depois, vir descendo pelo Maranhão e Piauí. Saímos ás 6 hs. em direção a BR 040, e chegamos em Paracatu-MG ás 19 hs. Saímos cedo, passamos por Brasília, Pirenópolis, e entramos na BR 153, onde dirigimos até as 16 hs, e paramos em Porangatu-GO. Saímos cedo, dirigimos até Paraíso do Tocantins, e uma hora depois, chegamos na capital do estado de Tocantins, Palmas. Eram quase meio dia, e um temporal estava sobre a cidade, várias ruas estavam alagadas, e havia previsão de chuva para os próximos dias. Conhecemos alguns pontos turísticos assim mesmo, e resolvemos não ficar ali. Dirigimos até Tocantínia e pegamos a balsa até Miracema do Tocantins, 25 km depois chegamos a Miranorte e de volta a BR 153. Chovia fraco em alguns trechos, era dia 24 de dezembro e não sabíamos onde íamos passar a noite de natal. Passamos por Araguaína por volta das 17 hs., entramos na BR 226, e seguimos até Tocantinópolis, na fronteira com Maranhão, achamos um hotel bem no centro, e antes das 20 hs já estávamos passeando, estava claro e não tinha chovido ali. Como a cidade é pequena, e era natal, havia muita gente na rua, e o comércio e as barracas de ambulantes faziam a festa, com promoções, descontos e parcelamentos a perder de vista, voltamos pro hotel ás 23 hs, com quase tudo aberto ainda, levamos frango, pão, pizza, vinho e alguns doces pra nossa ceia de natal, e trocamos nossos presentes, que foram comprados, meia hora antes. Ligamos a televisão, e estava passando a notícia de fortes chuvas no Rio de Janeiro, principalmente em Petrópolis, que teve vários deslizamentos. Telefonamos (celular), para nossas famílias, que estavam preocupadas com a gente, porque havia previsão de chuva para a nossa região, nem contamos do temporal em Palmas, que era aonde iríamos passar o natal. Saímos 9 hs, atravessamos para o Maranhão, entramos na BR 010 e paramos em Paragominas ás 16 hs, estávamos a poucas horas de Belém, e preferimos chegar na manhã seguinte, do que chegar a noite e ainda procurar lugar para ficar. Ficamos num hotel recém inaugurado, perto da praça principal, saímos para caminhar e quando retornamos, havia um grande movimento em torno da praça, quase toda a população estava ali, era um bingo que estava acontecendo na cidade, com sorteio de carro e outros prêmios. Chegamos a Belém por volta das 11 hs, depois de algumas voltas, paramos no Mercado do Ver-O-Peso. Com o calor e o sol forte, a garrafa de água mineral virou companheira em todos os lugares que íamos. Conseguimos um ótimo desconto num excelente hotel no centro, muito alto. Ficamos no sexto andar, e na cobertura tinha uma piscina e uma vista quase total da cidade. Saímos dois dias depois, bem cedinho e fomos em direção a Salinópolis - PA, onde conseguimos uma pousada na praia, fomos almoçar, andamos pelas praias e retornamos a noite. Saímos ás 9 hs, e fomos em direção a São Luis, onde chegamos por volta das 19 hs. Ficamos numa pousada na praia de São Marcos. Pegamos uma praia cedo, e fomos conhecer o centro histórico, era dia 30. No outro dia, praia, passeio, e a noite passamos o Reveillon na praia de São Marcos. Fomos embora no dia 2, em direção a Teresina, onde chegamos por volta das 15 hs . Saímos 2 dias depois, ás 11 hs, pegamos a BR 316, e depois a BR 343, onde paramos em Floriano por volta das 18 hs, com uma chuva nos acompanhando em alguns trechos da estrada. Saímos cedo e fomos em direção a São Raimundo Nonato, a chuva estava ficando cada vez mais forte, e a falta de gasolina em algumas cidades nos deixou em alerta, quando chegamos em Dirceu Arcoverde, pegamos uma estrada de barro de quase 50 km, com chuva fina, até Remanso. A nossa intenção era parar ali e esperar o tempo melhorar, mas assim que chegamos na cidade, as ruas pareciam rios, resolvemos seguir até Petrolina que ficava a mais de 200 Km. Pegamos a BA 235, e contornamos a barragem de Sobradinho no Rio São Francisco. Chegamos ás 18 hs, e ficamos do outro lado da ponte, na cidade de Juazeiro. Tinha parado de chover, e resolvemos dar uma caminhada para relaxar os músculos. Vimos na TV, que a previsão era de mais chuva para os próximos dias, por isso resolvemos sair bem cedinho, em direção a Feira de Santana - BA, principalmente porque nos disseram que a BR 407 estava com muitos buracos.Foi uma das piores estradas que já pegamos, e gastamos muitas horas dirigindo em baixa velocidade, a chuva tinha dado uma trégua e chegamos a Feira de Santana por volta das 16 hs. Saímos ás 8 hs com chuva fina, e pegamos a BR 101 até Itabuna, com alguns trechos de chuva forte, como era domingo, havia pouco movimento, chegamos por volta das 16 hs., e ficamos numa pousada em frente para o Rio Itabuna. Saímos ás 8 hs., com chuva fina e fomos em direção a Alcobaça - BA, a chuva não parava, depois assistimos no noticiário local que o Rio Itabuna, tinha transbordado, chegamos por volta das 14 hs, e em Alcobaça – BA, não estava chovendo, pelo contrário, fomos brindados com um sol depois de mais de 10 dias de chuva. A noite, por coincidência, encontramos o Luiz Fernando (Peninha), a Vanice e as crianças, que também estavam de férias, e há vários dias ali. Ficamos 3 dias e depois voltamos para a BR 101 e fomos em direção ao Espírito Santo. Paramos em Marataízes – ES, e ficamos numa pousada em frente a praia. Saímos às 9 hs, e paramos em Saquarema – RJ às 16 hs, onde ficamos até o dia seguinte, e saímos no final da tarde para duas horas depois, finalizarmos esta grande viagem.